Priscila Dal Poggetto estreia na literatura infantojuvenil com “As Fabulosas Histórias de Dona Remi”
- Levada Cultural

- 28 de mai. de 2025
- 3 min de leitura
O livro convida crianças e adultos a passearem pelo mundo analógico das lembranças de uma máquina de escrever.
A jornalista e escritora Priscila Dal Poggetto lança seu primeiro livro infantojuvenil, “As Fabulosas Histórias de Dona Remi”, pela editora Vidaria, neste sábado, dia 31 de maio, no Mercadinho Simples, espaço de eventos da Livraria Simples. O lançamento terá sessão de autógrafos com a autora e o ilustrador, Gusta Vicentini, das 16h às 20h, contação de histórias com Álvaro Nakae, às 17h, e oficina de máquinas de escrever com Sergio Type, às 17h30.
A escritora preparou um lançamento que vai ao encontro da proposta do livro: conectar as crianças do mundo digital de hoje com a infância analógica de seus cuidadores, com atrações para toda a família. Destaque para a oficina sobre as fabulosas máquinas de escrever, ministrada por Sérgio Type, um redator com mais de 30 anos de experiência e apaixonado pelo tema desde a infância, assim como a autora Priscila Dal Poggetto, inspirada desde cedo pela máquina de escrever de brinquedo que ganhou da avó.
A oficina de máquinas de escrever e a contação de histórias são gratuitas e abertas ao público em geral.
“O livro é um convite para todas as pessoas, crianças e adultos, desconectarem das telas e desfrutarem de histórias que falam de um pouquinho de cada um de nós, sobre medos, dons, diferenças e, claro, o poder da nossa ancestralidade, que acolhe quem realmente somos”, destaca Poggetto, que escolheu o Mercadinho Simples para o evento justamente por retratar o cenário do livro.
Sobre o livro
Uma vez por semana, Pedro fica na casa de sua tia Alice. Ela sempre o leva para passear e, como conhece todo mundo no bairro, há sempre algo divertido para fazer. Foi em uma dessas caminhadas com a tia que Pedro conheceu o encanto das máquinas de escrever, antigas engenhocas que registram palavras diretamente no papel em uma época em que não existiam celulares e computadores.
O que Pedro jamais imaginaria até então é que uma dessas máquinas era mágica e se tornaria uma grande amiga, a Dona Remi. Com memória única, ela passou a contar para Pedro as fabulosas histórias das pessoas com quem ela já conviveu. Curiosos e cheio de perguntas sobre a vida, o garoto passa a se encontrar com Dona Remi toda semana.
A linda cumplicidade entre a máquina analógica e a criança da era digital traz grandes lições sobre o que significa realmente amar a si e ao próximo, entre tantas diferenças, escolhas, medos, encontros e despedidas. “As fabulosas histórias de Dona Remi” é um livro para crianças, adolescentes e adultos se conectarem com a essência da infância.
Sobre a autora Priscila Dal Poggetto
Nasceu em 1983, em São Caetano do Sul, no ABC paulista. É jornalista, tia, madrasta, mãe de pet e criadora do Guacuri Ateliê. Tem como grandes inspirações a sua Remington Rand, a máquina de escrever mágica que a ensinou a transformar imaginação em palavras, e os escritos de Lygia Fagundes Telles e Mia Couto.
“Por uma vida interessante” é o seu lema de vida, trazido pelos sábios ensinamentos de Contardo Calligaris e pelo diagnóstico de TDAH.
Como jornalista, passou pelas redações do portal G1, da Rede Globo, e do jornal Diário do Grande ABC. Como gestora de comunicação corporativa, soma larga experiência em empresas multinacionais.
É formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, cursou Relações Internacionais na Faap, tem MBA em Digital Data Marketing pela Fiap e MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas.

Sobre o ilustrador Gusta Vicentini
É artista visual, influenciado pela formação em design e pela arte urbana de São Paulo. Sua motivação é "contar histórias", usando a habilidade de transformar ideias em artes que transmitem beleza e emoção, com um toque de fantasia e nostalgia.
Suas inspirações vêm da natureza, animais, momentos do cotidiano e lembranças da infância. Ele acredita que a arte é uma forma poderosa de se comunicar e inspirar as pessoas.


Comentários