top of page
Buscar

Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia Cazuza como grande homenageado da edição de 2026

  • Foto do escritor: Levada Cultural
    Levada Cultural
  • 24 de jun.
  • 2 min de leitura

O cantor, compositor e poeta será celebrado na 33ª edição do PMB, com cerimônia marcada para o próximo ano.


O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia que Cazuza será o grande homenageado da sua 33ª edição, que acontecerá em 2026. A decisão foi tomada durante a mais recente reunião do Conselho do Prêmio, realizada em junho, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito à família do artista em um telefonema conjunto dos conselheiros à mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, que recebeu a notícia com entusiasmo. 

A escolha de Cazuza foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes na reunião: Zé Mauricio Machline, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Zélia Duncan (que participou pela primeira vez como nova integrante do Conselho), Karol Conká, Antônio Carlos Miguel e Giovanna Machline.  


“Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros”, destacou Zé Mauricio Machline, criador e diretor do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira.


Autor de canções que fazem parte do imaginário da música brasileira como "Exagerado", "O Tempo Não Para", "Codinome Beija-Flor" e "Brasil", Cazuza é reconhecido não apenas por sua contribuição à música, mas também por seu impacto na sociedade, sua postura artística combativa e autêntica. Sua trajetória será o fio condutor do espetáculo de 2026, que promete reunir diferentes gerações de artistas para novas leituras de seu repertório, além de premiar os músicos brasileiros que mais se destacaram no ano.



Gilberto Gil comenta a importância do conselho do Prêmio na valorização da música brasileira. “Me sinto muito bem fazendo parte deste Conselho. A música sempre esteve no centro da minha vida, e estar ao lado de pessoas tão envolvidas e conscientes da responsabilidade que temos com a cultura brasileira é uma honra. São amigos, colegas, nomes que já fizeram parte dessa história e outros que estão chegando agora. Depois do Zé, sou o mais antigo por aqui, e é comovente ver como esse grupo continua unido pelo compromisso de reconhecer e celebrar a música do Brasil”, afirmou.



Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© 2025 por Levada Cultura. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
bottom of page