Novo romance de Renata Belmonte explora a natureza humana e das relações desafiando limite entre realidade e ficção
- Levada Cultural

- 21 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
A autora de Mundos de uma noite só mergulha na história de uma fotógrafa refletindo sobre toda sua vida após descobrir segredo de família.

“Um livro transgeracional sobre a arte de perder e de se reencontrar. Um impactante romance em elipses sobre aqueles lutos que apenas a descoberta de uma língua íntima pode traduzir.”
– Christian Dunker
Grande aposta da literatura nacional contemporânea, a baiana Renata Belmonte retorna após o sucesso de Mundos de uma noite só com Piscinas russas, que chega às livrarias pelo selo Tusquets da Editora Planeta. A história, que faz referência ao romance anterior da autora, apresenta três gerações de duas famílias e um segredo capaz de mudar tudo. Com uma narrativa em fluxo de consciência e estilo ousado recheado de intertextualidades, a obra convida o leitor a repensar a natureza humana e as relações entre pessoas.
Na história, a protagonista Malena Matrice é uma fotógrafa e multiartista que alcançou fama internacional na década de 1980. Mãe e esposa, ela deixou de lado o mundo das artes após o nascimento dos filhos. No tempo atual, ela acaba por descobrir um segredo sombrio sobre sua família que inicia uma jornada de reflexão sobre sua própria vida e tudo aquilo que ela acreditava conhecer. Além do foco no drama pessoal e familiar dos personagens, a história também traz o contexto político brasileiro em momentos traumáticos desde a ditadura militar, extraindo daí uma variedade de conflitos e sentimentos que resultam na experiência humana daqueles aqui retratados.
Além da densidade de seus personagens, Renata Belmonte se destaca pela forma com que organiza a narrativa. Desde a linguagem primorosa até a natureza multíplice dos pontos de vista, a autora promove uma celebração da literatura com uma gama de referências e um jogo com a linha tênue que separa a autoria e a ficção. Além disso, o livro se utiliza de variados formatos de escrita para aproveitar ao máximo o caráter comunicacional dos recursos, passando por cartas, monólogos, diálogos, descrições, roteiros e citações literárias, entre outros. Combinando suspense e ousadia de estilo, Piscinas russas discute as histórias que nos formam enquanto pátrias e pessoas.
FICHA TÉCNICA
Título: Piscinas russas
Autor: Renata Belmonte
ISBN: 978-85-422-3693-4
352 páginas
R$ 69,90
Editora Planeta | Selo Tusquets
SOBRE A AUTORA
Renata Belmonte é autora do romance Mundos de uma noite só (Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2020 e Semifinalista do Prêmio Oceanos de 2021) e de três livros de contos: Femininamente (Prêmio Braskem de Literatura, 2003), O que não pode ser (Prêmio Arte e Cultura Banco Capital, 2006) e Vestígios da Senhorita B (P55, 2009). Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a autora é também advogada.
SOBRE A EDITORA
Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.



Comentários