Obra de Ziraldo ganha destaque em feira literária de Paraty
- Levada Cultural

- 29 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Legado do multiartista estará presente na 23ª edição da FLIP no espaço “Pé de Livro”, em mesa de bate-papo e nas homenagens ao parceiro Paulo Leminski

A vasta obra de Ziraldo ganha nova projeção a partir deste mês, com uma série de eventos que celebram o legado do multiartista, falecido em 2024. O legado do escritor, chargista e cartunista estará presente na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre de 30 de julho a 3 de agosto. A ação Pé de Livro, que integra a programação da Flipinha, terá uma árvore cercada de obras do Ziraldo na Praça da Matriz. A árvore, da espécie Pinda, formará um espaço de aconchego para leitores de todas as idades, com tapetes, estante, almofadas e muitos títulos – tanto os clássicos de Ziraldo quanto os inéditos – à disposição do público.
Nessa ação, em que o Instituto Ziraldo (IZ) e a Ziraldo Artes Produções (ZAP) assinam um Pé de Livro com editoras parceiras do autor, os visitantes poderão encontrar obras recém-lançadas como “O Caminho das Sete Tias” (Melhoramentos), “Peixe Grande” (Global Editora), “Rondon Menino Cândido” (Documenta Pantanal), “Entre Cobras e Lagartos” (Record) além dos eternos e sempre atuais “O Menino Maluquinho”, “Flicts”, “O Bichinho da Maçã”, “Menina Nina”, e tantos outros. Ao todo, são cerca de 200 exemplares com a assinatura de Ziraldo que posteriormente serão doados a bibliotecas, escolas e espaços de leitura do município de Paraty. Cada Pé de Livro tem essa missão, idealizada pela FLIP e pela Associação Casa Azul, organizadora da feira.
O Pé de Livro abraça árvores para criar um ambiente convidativo à leitura de forma lúdica e integrada à natureza. Por isso mesmo, ali também poderão ser encontrados títulos da coleção "Educação Climática com a Turma do Pererê" desenvolvida pela editora Inteligência Educacional em parceria com o IZ. Trata-se de material didático com os personagens da turma de Ziraldo que abordam temas ligados às mudanças climáticas e à sustentabilidade. A coleção busca conscientizar crianças sobre a importância da natureza e seus limites, incentivando a comunidade escolar a se comprometer com a proteção e projeção do meio ambiente.
Todas as atividades do Pé de Livro acontecem de quinta a domingo, sempre das 8h30 às 16h30. Na quinta dia 31, às 12h, o escritor Guto Lins apresentará “Peixe Grande”, sua mais nova parceria com Ziraldo. Na sexta dia 1º, também ao meio-dia, Adriana Lins fará a leitura de “O Caminho das Sete Tias”, texto inédito de Ziraldo com projeto gráfico e ilustrações da Adriana, diretora do Instituto Ziraldo e sobrinha do autor. No sábado dia 2, às 12h, “Rondon Menino Candido” será o destaque, com texto da Ciça e ilustrações do Ziraldo. E às 16h, Guto Lins contará como nasceu a história do “Entre Cobras e Lagartos”, primeiro “livro ao contrário” assinado por ele e Ziraldo.



Comentários